Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça Eleitoral digitaliza filiação partidária

    há 15 anos

    Normatizado através da Resolução-TSE Nº. 23.117/2009, que dispõe sobre a filiação partidária e aprova uma nova sistemática destinada ao encaminhamento de dados pelos partidos à Justiça Eleitoral, o FiliaWEB é o novo aplicativo desenvolvido pela Justiça Eleitoral para que o cidadão e partidos políticos possam interagir de forma on-line com o Sistema de Filiação Partidária. Este sistema visa auxiliar os partidos no registro eletrônico de seus filiados, bem como no encaminhamento das listas de filiação previstas na Lei 9.096/95.

    O FiliaWEB possibilitará aos partidos a facilidade na digitação e na administração dos registros das filiações. A versão online do sistema oferece, ainda, a qualquer cidadão-eleitor a possibilidade de emitir certidão de filiação partidária autenticada eletronicamente. Espera-se que qualquer cidadão possa, pela Internet, gerar ou validar certidões de filiação. A autenticação desse usuário será baseada em um conjunto de informações individuais do próprio cidadão, que não precisará ter nenhum cadastramento prévio para acessar as informações de filiação e emitir certidões.

    Através do novo sistema será possível gerenciar o cadastro de filiados, as relações de filiados e os usuários de partidos políticos. Com o FiliaWEB também será possível consultar das relações de filiados oficiais e emirtir certidões de filiações via Internet.

    O FiliaWEB substituirá o antigo aplicativo de comunicação entre partidos políticos e a Justiça Eleitoral, o Filex, que será substituído definitivamente em abril de 2010, quando se tornará obrigatório o uso do FiliaWEB.

    Vale ressaltar que a emissão de certidões de filiação partidária poderá ser solicitada por qualquer cidadão. Para se ter acesso ao novo dispositivo basta acessar o site do TSE, através do link: http://www.tse.gov.br/internet/partidos/filiacao.htm.

    ASCOM TRE-PA/MIDIA 4

    • Publicações1600
    • Seguidores284392
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações89
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-eleitoral-digitaliza-filiacao-partidaria/1924426

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)